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Itens indispensáveis para um escritório de arquitetura de sucesso!

A verdade é que quando você decide ter um escritório de arquitetura e começa a oferecer seus serviços para criação de projeto arquitetônico ou de interiores, você se depara com a necessidade de possuir e disponibilizar uma série de documentações essenciais para o seu cliente, afinal além dele precisar sentir confiança no seu profissionalismo, você também precisa se proteger e se respaldar nesta relação comercial.

Por isso vou te contar quais são os principais documentos que você precisa ter para que seu escritório de arquitetura seja um escritório de sucesso!

O primeiro documento é a PROPOSTA COMERCIAL, este documento é que iniciará sua relação comercial com o cliente, é através dela que você irá apresentar quem você é, quais são seus serviços, como funcionam suas etapas, quais as condições para a sua execução, qual o prazo de desenvolvimento do projeto de arquitetura e o valor dos seus honorários.

Não se esqueça de que a proposta comercial precisa de um aceite, ou seja, da assinatura do seu cliente concordando com os termos ali inseridos e, com isso, já possui valor jurídico, podendo até mesmo ser cobrada multa por desistência da proposta aprovada.

Em seguida, o segundo documento imprescindível a ser providenciado é o CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. O contrato irá blindar o seu escritório de arquitetura, pois este documento delimitará as responsabilidades e obrigações que você e o seu cliente deverão assumir por todo o período que a relação comercial ocorrer.

Lembre-se sempre que, não é porque você é o profissional da relação que somente você é quem deve assumir as responsabilidades e obrigações. O seu cliente também tem participação durante todo o processo de desenvolvimento do projeto de arquitetura, portanto, a responsabilidade que o cabe deve ser assumida por este. Sendo assim, é fundamental que estas responsabilidades e obrigações estejam devidamente pontuadas no seu contrato.

Tão importante quanto aos documentos acima, também é fundamental que você possua no seu escritório a ATA DE REUNIÃO, pois, este documento tem como objetivo a descrição exata de todos os itens conversados, alinhados, firmados e acordados entre você e o seu cliente, permitindo assim a segurança de que você pode seguir com as solicitações apresentadas sem que, no futuro, haja a discussão sobre um possível conflito de informações. O famoso, “mas não foi isso que pedi” rs

E, para formalizar a finalização e conclusão dos seus serviços sem que haja manifestação posterior do seu cliente sobre o descontentamento de algo, é necessário o TERMO DE QUITAÇÃO. Este documento servirá para que você encerre formalmente os serviços, onde constará a anuência do seu cliente sobre tudo realizado, dando plena quitação ao contrato anteriormente firmado, não podendo, você ou o cliente, cobrar, exigir ou reclamar sobre qualquer situação que envolva esta relação comercial após a assinatura do termo.

Aposto que você não tinha pleno conhecimento sobre a necessidade de estes documentos, certo? Por isso, em nosso escritório, desenvolvemos uma metodologia para te auxiliar na obtenção desta documentação de uma forma totalmente personalizada!

Entre em contato conosco para podermos te ajudar a alavancar o seu negócio.

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