fale conosco pelo
WhatsApp
WEB

Direitos Autorais

No topo dos rankings de dúvidas, os direitos autorais que envolvem o projeto de arquitetura ou de interiores e as fotos institucionais adquiridas por decorrência de sua execução estão em disparado. Isso porque é muito confuso como se dão os direitos autorais. Afinal, o direito autoral é de quem desenvolveu o projeto ou do cliente que pagou por ele?

Os direitos autorais são divididos em duas formas: os direitos morais e os direitos patrimoniais.

Os direitos morais garantem a autoria da criação ao autor da obra, ou seja, quando você desenvolve toda a criação de um projeto, o direito sobre a ideia criativa desenvolvida é sua, não podendo ser adquirido por ninguém, tão pouco vendido ou repassado a outras pessoas. Portanto, o direito moral é permanentemente do arquiteto ou designer que o criou.

Inclusive, além de todos os documentos técnicos que servem para comprovação da sua criação, é sempre recomendável que haja a emissão da RDA – Registro de Direitos Autorais -. A emissão deste registro também auxilia na certificação do direito autoral quando da coparticipação de outros profissionais.

Já os direitos patrimoniais se referem principalmente à utilização econômica da criação desenvolvida, os famosos créditos devidos ao profissional. Neste caso, o direito patrimonial deve ser cumprido por toda e qualquer pessoa que divulgar, publicar, expor e comercializar o projeto de arquitetura desenvolvido.

Porém, diferentemente do direito moral, o direito patrimonial pode ser vendido ou repassado para outra pessoa, mas desde que haja o pagamento pela aquisição deste direito ou a anuência da transferência do direito.

Nos casos das fotos institucionais adquiridas do projeto de arquitetura, os direitos autorais das fotos profissionais são exclusivos do profissional que realizou o registro das imagens, sendo obrigação do arquiteto ou designer atribuir os créditos ao fotógrafo.

Caso o seu direito autoral seja violado por outros profissionais ou até mesmo pelo seu cliente, estes poderão ser responsabilizados pelo crime de violação dos direitos autorais previsto no Código Penal, sob pena de prisão de 03 meses a 04 anos e pagamento de multa.

Se você já passou ou está enfrentando uma situação dessa, entre em contato com a gente para fazermos cumprir o seu direito violado!

Tem alguma dúvida?

Entre em contato que nossa equipe está pronta para te ajudar!

Solicite um
atendimento

Artigos

MEB – Método do Escritório Blindado: Estruture seu negócio com segurança e clareza contratual
Manter um escritório de arquitetura exige mais do que talento e criatividade. Sem uma estrutura sólida, contratos bem elaborados e um alinhamento claro com os…
Seguro Jurídico para Arquitetos: Proteja seu escritório com segurança e eficiência
Administrar um escritório de arquitetura envolve muito mais do que criar projetos inovadores. Questões contratuais, rescisões, aditivos e suporte jurídico são desafios diários que podem…
Como contratar o profissional ideal para seu escritório de arquitetura: Guia completo
Encontrar o profissional ideal para seu escritório de arquitetura pode ser um grande desafio. Muitos arquitetos que desejam expandir seus negócios não têm experiência em…
Quais são os passos mais importantes para abrir um escritório de arquitetura?
Abrir um escritório de arquitetura envolve uma série de passos que abrangem desde o planejamento inicial até a execução e gestão do negócio. Aqui está…
Como montar um portfólio de arquitetura?
Montar um portfólio de arquitetura é uma tarefa fundamental para apresentar suas habilidades, experiências e estilo de design aos potenciais clientes ou outros escritórios. A…
Quais são as melhores especializações para arquitetos?
As especializações em arquitetura permitem que os profissionais se aprofundem em áreas específicas, adquirindo conhecimentos avançados e habilidades diferenciadas. As melhores especializações para arquitetos dependem…
Quais são as últimas inovações em construção civil?
As feiras de construção civil são uma vitrine para as últimas inovações que estão transformando o setor. Aqui estão algumas das inovações mais recentes apresentadas…
Como garantir a acessibilidade em projetos arquitetônicos?
Garantir a acessibilidade em projetos arquitetônicos é essencial para promover a inclusão e proporcionar igualdade de acesso a todos os indivíduos, independentemente de suas capacidades…

Não encontrou o que procurava?
Faça uma nova busca!

OAB/SP 428.659

Primeira Advogada Especializada na aplicação
do Direito na Construção Civil

+ 55 11 998353215
Atendimento das 9h às 18h

advogada@beatrizalvarenga.com.br

Entre em contato

Desenvolvido por Alexandre Custódio