fale conosco pelo
WhatsApp
WEB

O arquiteto ou designer de interiores que projeta 3D pode ser MEI?

A resposta é: NÃO!

Os profissionais de arquitetura ou designer de interiores não possuem permissão para incluir tais atividades no MEI em virtude de suas atividades serem consideradas intelectuais e ainda, serem regulamentadas pelos órgãos de classe (CAU – para o caso da arquitetura e CREA para o caso dos designers de interiores).

Desta maneira, os profissionais que executam serviços de desenhos técnicos relacionados a design de interiores, arquitetura e engenharia não podem ser MEI conforme as leis atuais, ainda que executem apenas o trabalho de projetos em 3D.

Para melhor entendimento, caso fosse um profissional que executa apenas a impressão física de imagens em 3D, este poderia ser MEI.
Isto porque existem gráficas que imprimem os materiais em 3D, podendo então estes profissionais abrirem sua empresa como MEI (segundo a atividade especificada no cadastro do MEI: 1813099: IMPRESSÃO DE MATERIAL PARA OUTROS USOS).

Mas, para elaborar uma imagem em 3D que, é o que chamamos de projetista, conforme as classificações de atividades dentro do MEI e fora dele, não pode se enquadrar nessa atividade.

A atividade técnica de quem executa esse tipo de função é o CNAE 7119-7/03, que possui a atividade de serviços de desenho técnico relacionados à arquitetura, designer ou engenharia. Portanto quando este profissional executa uma atividade de projetar ou desenhar em 3D, é automaticamente enquadrado neste código de atividade, não sendo permitido dentro do MEI por ter relação direta com a formação intelectual regulamentada pelos órgãos de classe.

Sendo assim, você arquiteto ou designer de interiores, mesmo que somente trabalhando com projetos 3D, não pode ter MEI, uma vez que as atividades de projetista, ilustrador ou designer gráfico não estão na lista de atividades permitidas dentro das possibilidades de enquadramento e são profissões regulamentadas consideradas atividades intelectuais.

Neste caso, os arquitetos e os designers de interiores que executam tal atividade podem abrir sua própria empresa, seguindo os tipos abaixo:

Empresa Individual – aquela que possui o patrimônio jurídico associado ao patrimônio pessoal;
Sociedade Limitada Unipessoal – aquela que não possui o patrimônio jurídico associado ao patrimônio pessoal, tendo um único sócio;
Sociedade Limitada – aquela que não possui o patrimônio jurídico associado ao patrimônio pessoal, tendo 2 ou mais sócios.

Tem alguma dúvida?

Entre em contato que nossa equipe está pronta para te ajudar!

Solicite um
atendimento

Artigos

MEB – Método do Escritório Blindado: Estruture seu negócio com segurança e clareza contratual
Manter um escritório de arquitetura exige mais do que talento e criatividade. Sem uma estrutura sólida, contratos bem elaborados e um alinhamento claro com os…
Seguro Jurídico para Arquitetos: Proteja seu escritório com segurança e eficiência
Administrar um escritório de arquitetura envolve muito mais do que criar projetos inovadores. Questões contratuais, rescisões, aditivos e suporte jurídico são desafios diários que podem…
Como contratar o profissional ideal para seu escritório de arquitetura: Guia completo
Encontrar o profissional ideal para seu escritório de arquitetura pode ser um grande desafio. Muitos arquitetos que desejam expandir seus negócios não têm experiência em…
Quais são os passos mais importantes para abrir um escritório de arquitetura?
Abrir um escritório de arquitetura envolve uma série de passos que abrangem desde o planejamento inicial até a execução e gestão do negócio. Aqui está…
Como montar um portfólio de arquitetura?
Montar um portfólio de arquitetura é uma tarefa fundamental para apresentar suas habilidades, experiências e estilo de design aos potenciais clientes ou outros escritórios. A…
Quais são as melhores especializações para arquitetos?
As especializações em arquitetura permitem que os profissionais se aprofundem em áreas específicas, adquirindo conhecimentos avançados e habilidades diferenciadas. As melhores especializações para arquitetos dependem…
Quais são as últimas inovações em construção civil?
As feiras de construção civil são uma vitrine para as últimas inovações que estão transformando o setor. Aqui estão algumas das inovações mais recentes apresentadas…
Como garantir a acessibilidade em projetos arquitetônicos?
Garantir a acessibilidade em projetos arquitetônicos é essencial para promover a inclusão e proporcionar igualdade de acesso a todos os indivíduos, independentemente de suas capacidades…

Não encontrou o que procurava?
Faça uma nova busca!

OAB/SP 428.659

Primeira Advogada Especializada na aplicação
do Direito na Construção Civil

+ 55 11 979693215
Atendimento das 9h às 18h

advogada@beatrizalvarenga.com.br

Entre em contato

Desenvolvido por Alexandre Custódio