fale conosco pelo
WhatsApp
WEB

Quero abrir meu escritório de Arquitetura. Como fazer?!

Sempre que tomamos a decisão de começar a empreender e submergir no mundo dos negócios, o primeiro embate que enfrentamos é sobre abrir ou não uma empresa formalmente. Identificar se realmente é necessário ou prejudicial muitas vezes se torna uma tarefa difícil, levando às vezes à tomada de decisões que no futuro podem acabar não sendo benéficas.

Hoje, de uma vez por todas, vamos alinhar as arestas e esclarecer os principais pontos sobre como abrir o seu escritório de arquitetura.

A primeira coisa que precisamos entender é sobre a diferença entre possuir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ou iniciar a carreira como autônomo. A principal distinção que existe entre estes dois formatos de empresa é em relação à tributação, isso porque o autônomo vincula toda a relação jurídica da empresa em seu CPF (Cadastro Nacional de Pessoa Física). Já para o profissional que possui um CNPJ, toda a relação jurídica estará vinculada a esta “nova personalidade” criada, afastando assim qualquer correlação com a sua pessoa direta.

Ou seja, quando você traz a responsabilidade para o seu CPF, é você quem, diretamente, responde por todos os atos daquela empresa, todavia, se esta responsabilidade estiver atrelada ao CNPJ, quem responde é a personalidade da empresa, a qual pode possuir sócios e até mesmo, ser 100% transmitida para outra pessoa.

Acontece que, quando estamos no início da nossa carreira profissional, alguns passos não são necessários de imediato, isto porque há uma geração de custos e excesso de burocracia que, se você possui apenas 3 ou 5 clientes, não se torna fundamental. Então, um dos primeiros pontos de atenção que você deve ter para identificar o momento ideal para abrir sua empresa de arquitetura e migrar toda a relação jurídica para um CNPJ é avaliar o seu faturamento.

Isso mesmo, a tributação do imposto de renda da sua pessoa física – que é uma declaração obrigatória – pode chegar em até 27% dos rendimentos adquiridos no ano, porém, se o seu rendimento anual não superou o montante de R$ 28.559,70 você não precisa declarar o imposto de renda logo, é possível iniciar a sua carreira profissional de maneira menos onerosa, assim você pode equilibrar os recebimentos entre custos e lucros, se organizar para então dar o próximo e tão marcante passo que é ter uma empresa de arquitetura rentável.

AH! E para você que tem um giro financeiro significativo e já está no momento de adquirir o seu CNPJ de arquitetura, anota essa dica: é possível enquadrar a sua empresa de arquitetura em um ramo de atividade em que a ALÍQUOTA RECOLHIDA (valor do imposto)– é de 5% (cinco por cento).

Esteja atento e seja esperto, pois, o valor a ser recolhido nas notas fiscais para atividades de arquitetura e urbanismo é de 27% (vinte e sete por cento).
Tenho certeza que, seguindo estas dicas você se sentirá mais seguro para iniciar a sua carreira como um ARQUITETO DE SUCESSO!

Mas, se continua com dúvidas sobre como engrenar a sua carreira como arquiteto, entre em contato com a gente, com certeza saberemos te ajudar da melhor forma.

Tem alguma dúvida?

Entre em contato que nossa equipe está pronta para te ajudar!

Solicite um
atendimento

Artigos

Quais são os passos mais importantes para abrir um escritório de arquitetura?
Abrir um escritório de arquitetura envolve uma série de passos que abrangem desde o planejamento inicial até a execução e gestão do negócio. Aqui está…
Como montar um portfólio de arquitetura?
Montar um portfólio de arquitetura é uma tarefa fundamental para apresentar suas habilidades, experiências e estilo de design aos potenciais clientes ou outros escritórios. A…
Quais são as melhores especializações para arquitetos?
As especializações em arquitetura permitem que os profissionais se aprofundem em áreas específicas, adquirindo conhecimentos avançados e habilidades diferenciadas. As melhores especializações para arquitetos dependem…
Quais são as últimas inovações em construção civil?
As feiras de construção civil são uma vitrine para as últimas inovações que estão transformando o setor. Aqui estão algumas das inovações mais recentes apresentadas…
Como garantir a acessibilidade em projetos arquitetônicos?
Garantir a acessibilidade em projetos arquitetônicos é essencial para promover a inclusão e proporcionar igualdade de acesso a todos os indivíduos, independentemente de suas capacidades…
Como saber quais são as regulamentações do código de obras da minha cidade?
Para saber quais são as regulamentações do código de obras da sua cidade, você pode seguir estes passos: 1. Consulta ao site da PrefeituraA maioria…
Quais são as normas da ABNT para projetos arquitetônicos?
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui diversas normas que regem os projetos arquitetônicos no Brasil. Essas normas são fundamentais para garantir a qualidade,…
Quais são as tendências atuais em arquitetura sustentável?
A arquitetura sustentável está em constante evolução, respondendo às necessidades ambientais, econômicas e sociais da atualidade. As tendências atuais refletem um compromisso crescente com a…
OAB/SP 428.659

Primeira Advogada Especializada na aplicação
do Direito na Construção Civil

+ 55 11 998353215
Atendimento das 9h às 18h

advogada@beatrizalvarenga.com.br

Entre em contato

Desenvolvido por Alexandre Custódio