Uma das grandes dificuldades que os escritórios de arquitetura enfrentam é quanto à maneira mais assertiva de conduzir o cliente. Isto porque, em dado momento, você, arquiteto, acaba sendo cobrado de algo que não faz parte dos serviços inicialmente contratados e até mesmo sendo culpabilizado por algum erro que não é de fato da sua responsabilidade.
Mas, como evitar isso? É simples, você precisa tornar um profissional com posicionamento assertivo, e eu vou te ajudar com isso.
Quando falamos da assertividade no seu posicionamento, estamos falando sobre a forma mais inteligente, eficiente e benéfica para a relação comercial estabelecida com o cliente. O intuito é que as relações se estreitem de uma maneira confortável e não fragmente a confiança inicialmente estabelecida.
Contudo, não é saudável que, para manter esta relação de confiança duradoura, você flexibilize situações que possam gerar risco ao seu escritório, inclusive acarretando prejuízos financeiros absorvidos e muitas vezes desencadeando complicações físicas e psicológicas.
Para te ajudar a mudar este cenário de vez, vou deixar 4 dicas cruciais para você já colocar em prática e acabar de uma vez por todas com qualquer relação arbitrária com o seu cliente.
1° TENHA CONVICÇÃO NAS INFORMAÇÕES. É imprescindível que quando houver o apontamento sobre algo ou esclarecimento de dúvidas ao cliente você esteja certo da informação prestada, apresentando a ele as razões pela qual aquela determinada situação deve ser conduzida de tal maneira, assim você trará maior compreensão ao cliente e permitirá que seu entendimento seja voltando a concepção técnica e não passando a percepção de que a escolha se deu de forma pessoal.
2° REALIZE O ALINHAMENTO DAS EXPECTATIVAS. Realizar o alinhamento das expectativas do seu cliente quanto aos serviços que serão desenvolvidos e a maneira como as etapas ocorrerão é fundamental para sua compreensão, pois esta conduta irá trazer o cliente para dentro da realidade da sua atuação. Isso porque, muitas vezes, a expectativa do cliente é de receber as chaves do seu imóvel com tudo feito, mas a realidade é que o projeto é a ideia e o corpo, a sua execução, logo, são funções diferentes que se complementam, cabendo a você sempre ordenar junto ao cliente como tudo acontecerá.
3° REGISTRE CADA ETAPA. Evitar o desconforto com conflitos de informações irá minimizar o desgaste entre você e o seu cliente para validar um acordo preestabelecido. Por isso, sempre que houver reuniões ou encontros pessoais despretensiosos, ao exemplo de uma visita à obra, registre todas as informações, solicitações e adequações requeridas pelo cliente. Documente todos os pontos importantes e principalmente os que estarão sujeitos a modificação do projeto e na obra, sempre condicionando a concordância do seu cliente sobre os pontos apresentados onde, apenas após sua aceitação, será dado seguimento aos ajustes necessários.
4° TORNE SEU CLIENTE ATIVO. Um grande erro e muito comum entre os arquitetos é o da absorção das responsabilidades do cliente. Sim! Se tornou até mesmo um processo automático onde o arquiteto acaba executando até mesmo as demandas de responsabilidade do cliente, por exemplo, a pesquisa e definição de eletrodomésticos.
Assim como você possui a responsabilidade nas informações técnicas necessárias para o desenvolvimento do projeto, o seu cliente possui a responsabilidade na busca e escolha dos itens pessoais que serão utilizados na concepção do projeto de arquitetura. Cabe a você apenas o auxílio e orientação técnica sobre o item escolhido, isto porque o seu know-how permite corroborar para uma decisão mais assertiva do cliente.
Portanto, é essencial que você transmita e cobre as responsabilidades do cliente, para que assim ele também possa fazer parte de todo o processo, além de compreender que as atribuições devem ser realizadas por ambas as partes.
Comece a aplicar estes passos para obter resultados diferentes com os seus clientes.
Se você encontra grande dificuldade em posicionar o seu cliente e ter um posicionamento mais assertivo, EU TE AJUDO! Entre em contato conosco e vamos mudar sua realidade de uma vez por todas.