fale conosco pelo
WhatsApp
WEB

Seja um arquiteto com posicionamento assertivo

Uma das grandes dificuldades que os escritórios de arquitetura enfrentam é quanto à maneira mais assertiva de conduzir o cliente. Isto porque, em dado momento, você, arquiteto, acaba sendo cobrado de algo que não faz parte dos serviços inicialmente contratados e até mesmo sendo culpabilizado por algum erro que não é de fato da sua responsabilidade.

Mas, como evitar isso? É simples, você precisa tornar um profissional com posicionamento assertivo, e eu vou te ajudar com isso.

Quando falamos da assertividade no seu posicionamento, estamos falando sobre a forma mais inteligente, eficiente e benéfica para a relação comercial estabelecida com o cliente. O intuito é que as relações se estreitem de uma maneira confortável e não fragmente a confiança inicialmente estabelecida.

Contudo, não é saudável que, para manter esta relação de confiança duradoura, você flexibilize situações que possam gerar risco ao seu escritório, inclusive acarretando prejuízos financeiros absorvidos e muitas vezes desencadeando complicações físicas e psicológicas.

Para te ajudar a mudar este cenário de vez, vou deixar 4 dicas cruciais para você já colocar em prática e acabar de uma vez por todas com qualquer relação arbitrária com o seu cliente.

1° TENHA CONVICÇÃO NAS INFORMAÇÕES. É imprescindível que quando houver o apontamento sobre algo ou esclarecimento de dúvidas ao cliente você esteja certo da informação prestada, apresentando a ele as razões pela qual aquela determinada situação deve ser conduzida de tal maneira, assim você trará maior compreensão ao cliente e permitirá que seu entendimento seja voltando a concepção técnica e não passando a percepção de que a escolha se deu de forma pessoal.

2° REALIZE O ALINHAMENTO DAS EXPECTATIVAS. Realizar o alinhamento das expectativas do seu cliente quanto aos serviços que serão desenvolvidos e a maneira como as etapas ocorrerão é fundamental para sua compreensão, pois esta conduta irá trazer o cliente para dentro da realidade da sua atuação. Isso porque, muitas vezes, a expectativa do cliente é de receber as chaves do seu imóvel com tudo feito, mas a realidade é que o projeto é a ideia e o corpo, a sua execução, logo, são funções diferentes que se complementam, cabendo a você sempre ordenar junto ao cliente como tudo acontecerá.

3° REGISTRE CADA ETAPA. Evitar o desconforto com conflitos de informações irá minimizar o desgaste entre você e o seu cliente para validar um acordo preestabelecido. Por isso, sempre que houver reuniões ou encontros pessoais despretensiosos, ao exemplo de uma visita à obra, registre todas as informações, solicitações e adequações requeridas pelo cliente. Documente todos os pontos importantes e principalmente os que estarão sujeitos a modificação do projeto e na obra, sempre condicionando a concordância do seu cliente sobre os pontos apresentados onde, apenas após sua aceitação, será dado seguimento aos ajustes necessários.

4° TORNE SEU CLIENTE ATIVO. Um grande erro e muito comum entre os arquitetos é o da absorção das responsabilidades do cliente. Sim! Se tornou até mesmo um processo automático onde o arquiteto acaba executando até mesmo as demandas de responsabilidade do cliente, por exemplo, a pesquisa e definição de eletrodomésticos.
Assim como você possui a responsabilidade nas informações técnicas necessárias para o desenvolvimento do projeto, o seu cliente possui a responsabilidade na busca e escolha dos itens pessoais que serão utilizados na concepção do projeto de arquitetura. Cabe a você apenas o auxílio e orientação técnica sobre o item escolhido, isto porque o seu know-how permite corroborar para uma decisão mais assertiva do cliente.
Portanto, é essencial que você transmita e cobre as responsabilidades do cliente, para que assim ele também possa fazer parte de todo o processo, além de compreender que as atribuições devem ser realizadas por ambas as partes.

Comece a aplicar estes passos para obter resultados diferentes com os seus clientes.

Se você encontra grande dificuldade em posicionar o seu cliente e ter um posicionamento mais assertivo, EU TE AJUDO! Entre em contato conosco e vamos mudar sua realidade de uma vez por todas.

Tem alguma dúvida?

Entre em contato que nossa equipe está pronta para te ajudar!

Solicite um
atendimento

Artigos

Uso de licença educacional após a graduação: quais cuidados arquitetos e engenheiros precisam ter
Posso continuar usando a licença educacional após me formar? Essa é uma das dúvidas mais comuns entre arquitetos e engenheiros — e também uma das…
Recebi uma notificação sobre o uso do SolidWorks: o que fazer e como responder com segurança
Recebi um e-mail sobre o uso do SolidWorks no escritório. O que isso significa? Engenheiros e empresas que utilizam o SolidWorks podem receber comunicações relacionadas…
Recebi uma notificação sobre o uso do Vectorworks: o que fazer e como responder com segurança
Recebi um e-mail sobre o uso do Vectorworks no escritório. O que isso significa? Arquitetos e escritórios que utilizam o Vectorworks podem receber comunicações relacionadas…
Recebi uma notificação sobre o uso do ArchiCAD: como agir com segurança e evitar riscos jurídicos
Recebi um e-mail sobre o uso do ArchiCAD no escritório. O que isso significa? Arquitetos e escritórios que utilizam o ArchiCAD podem, em algum momento,…
Recebi uma notificação da Trimble (SketchUp): o que fazer para evitar riscos jurídicos e multas
Recebi um e-mail da Trimble sobre o uso do SketchUp. E agora? Nos últimos anos, arquitetos e engenheiros têm sido surpreendidos por e-mails de notificação…
Recebi uma Notificação da Autodesk — o que fazer? Entenda, evite riscos e saiba como responder com segurança
Nos últimos meses, muitos escritórios de arquitetura têm recebido uma notificação extrajudicial enviada por representantes jurídicos da Autodesk, solicitando esclarecimentos sobre o uso de softwares…
Decisão judicial suspende multas do CREA para arquitetos registrados no CAU/SP
Arquitetos registrados no CAU/SP que receberam ou pagaram multas aplicadas pelo CREA-SP nos últimos meses agora têm uma importante atualização jurídica a seu favor. Uma…
MEB – Método do Escritório Blindado: Estruture seu negócio com segurança e clareza contratual
Manter um escritório de arquitetura exige mais do que talento e criatividade. Sem uma estrutura sólida, contratos bem elaborados e um alinhamento claro com os…

Não encontrou o que procurava?
Faça uma nova busca!

OAB/SP 428.659

Primeira Advogada Especializada na aplicação
do Direito na Construção Civil

+ 55 11 998353215
Atendimento das 9h às 18h

advogada@beatrizalvarenga.com.br

Entre em contato

Desenvolvido por Alexandre Custódio